Newsletter
Artigos

Inspirando esperança

O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é comemorado, desde 1948, sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro. Este ano, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) escolheu como tema “Inspirando esperança para uma comunidade global”.

O tema para este ano é um incentivo para que as cooperativas de crédito de todo o mundo compartilhem histórias sobre como estão fornecendo serviços financeiros, orientação e ajuda aos cooperados e às comunidades onde estão inseridas, para superar obstáculos – como acontece agora no combate aos efeitos da crise da covid-19. As cooperativas de crédito, em todo o Brasil, têm apoiado os cooperados – Pessoas Física e Jurídica – com prorrogação de contratos e novos créditos para que consigam vencer as dificuldades.

As cooperativas, que têm entre seus princípios “o interesse pela comunidade”, também se organizaram, rapidamente, para doar produtos, equipamentos e recursos financeiros para instituições de saúde, com o objetivo de reforçar os mecanismos de defesa da sociedade contra o novo coronavírus. Ao mesmo tempo, realizaram várias campanhas de arrecadação de alimentos para doar às famílias mais carentes.

Presente em mais de 100 países dos cinco continentes, o cooperativismo tem sido destacado pela ONU por seu trabalho no combate à erradicação da pobreza e distribuição de renda, graças ao seu modelo de negócios, seus valores e princípios.

Os dados mais recentes apontam para a existência de 89 mil cooperativas de crédito em todo o mundo, com mais de 260 milhões de associados. No Brasil são mais de 900 cooperativas financeiras, que empregam cerca de 63 mil trabalhadores, com mais de 6.200 pontos de atendimento, em todos os estados.

As cooperativas de crédito oferecem os mesmos produtos e serviços de um banco, com as mesmas garantias e mais vantagens, como taxas e juros menores do que a média do mercado, e resultados que retornam para o bolso dos associados. É um modelo de negócio que promove justiça financeira, gerando emprego, renda, desenvolvimento e qualidade de vida.

Rui Schneider da Silva

Presidente Sicoob Central SC/RS